
O Barcelona é um timaço, todo mundo sabe, mas quem tiver um pouco mais de conhecimento sobre futebol sabe que o Santos não se preparou para esse confronto.
Depois do fiasco, os cronistas do grande centro tentaram justificar a derrota do time brasileiro, enaltecendo o poderio técnico do time espanhol, considerado um dos melhores times da história do futebol mundial.
Na verdade, tentaram encobrir e mascarar o fracasso e vexame do Santos, que não montou um time competitivo e teve atuação vergonhosa como representante do futebol brasileiro.
Neymar era o melhor do mundo para os paulistas e para toda imprensa. Alienados pela opinião da mídia, parte da torcida brasileira ainda acreditava nessa fábula.
Que ninguém venha mais falar em Neymar; a prova final foi essa partida. É um grande jogador, mas tem muito que aprender ainda. Talvez tivesse melhor sorte, se jogasse num time melhor, porque a equipe que o Santos montou para disputar Mundial, pode ser considerada uma equipe de nível B, do futebol brasileiro. Só Neymar e Ganso se salvam, e o próprio Ganso a muito tempo já não é mais o mesmo, o Santos perdeu a chance de vendê-lo e montar um time mais competitivo para esse confronto, todos o consideravam um craque a dois ou três anos atrás, mas o camisa 10 santista é um jogador limitado, mesmo na Seleção brasileira seria, hoje, no máximo um reserva.
A derrota do Santos serviu de lição para os clubes brasileiros sobre a questão do planejamento. Foi um vexame pior que o do Inter frente os africanos ano passado, por mais que os cronistas globais afirmem que o Barça seja insuperável.
Aposto que nem o time atual do Inter daria um vexame desses. Em 2006, o Barcelona era inferior ao atual, mas o Inter era um time superior a esse Santos de 2011, pois não dependia de um único jogador.
O Santos montou um timeco, totalmente depende de algumas firulas de Neymar, que muitos brasileiros o consideravam melhor que Messi. A duas ou três semanas, tinha brasileiro que ainda queria Neymar para ser escolhido como melhor do mundo. Agora, a gente espera que a dúvida a respeito de quem seria o melhor entre ambos esteja finalmente dissipada. Alguém aqui desse blog ainda tem alguma dúvida?
O Santos naufragou por sua própria fraqueza. O Barcelona é forte sem dúvida nenhuma, mas não precisamos esconder e mascarar a incompetência e a debilidade do alvinegro santista, que representou muito mal o nosso futebol brasileiro.
Essa é a lição
