
Aconteceu exatamente o que tínhamos previsto: na superação e com goleada, como o Flamengo está acostumado quando vem ao Olímpico. Viva Luxemburgo, eterno freguês, como diria Pelaipe.
Esse time do Flamengo não é tão superior ao tricolor para estar na frente da tabela. Por um momento temi a qualidade de alguns jogadores do mengão, mas a gente sabia que o time do Luxa é frouxo na defesa.
Acredito que, nesse jogo, R10 sentiu a pressão, por mais que afirme que a "torcida do Fla é maior". Talvez em sua consciência pese o fato de saber que ele não decide por ele próprio, mas por seu irmão que centraliza as decisões. Não sei. Isso é uma hipótese. Daqui um ano ele se manda para o exterior e esquecerá o Flamengo também. Está rico e não está nem aí para a massa.
Algumas coisas ficaram evidentes na configuração desse time, se pensarmos para 2012:
1. No gol, Victor fez uma atuação segura, e merece a confiança porque já teve melhores momentos. Mas nessa temporada, levou muitos frangos, e poderia até merecer um banco.
2. Mário Fernandes não teve mais as boas atuações, depois que desistiu da seleção. Mesmo assim, acho que o Grêmio o negocia na próxima temporada. Quase inevitável.
3. Saimon é um zagueirinho de técnica razoável, mas um pouco afobado, que ainda não aprendeu a se posicionar na defesa. Isso Parece pura falta de orientação do comandante técnico.
4. Rafael Marques comprometeu mais uma vez e junto com Edcarlos tem que sair ano que vem. E tomara que o Grêmio não se arrependa e os traga de volta como já fez.
5. Julho César não fez boa partida, mas no geral foi o único acerto nas contratações desse ano.
6. Gilberto Silva, pela experiência e pela qualidade técnica, deveria ser efetivado como zagueiro, já que como volante não tem mais gás. O Grêmio está preocupado com a zaga para a 2012, mas a solução de um dos lados, pode estar no ex-volante da seleção, que tem categoria, boa saída de bola, e senso de colocação para atuar na defesa.
7. Adilson não tem a qualidade do passe de Fernando, mas não merece banco na ausência de Fábio Rochemback. Se os três ficarem, problema com volantes o Grêmio não terá em 2012.
8. Marquinhos quebra um galho na meia, mas não pode ser a única opção, o tricolor precisa de mais um meia mais rápido pela direita.
9. Douglas é o gordo do time que de vez em quando faz a diferença, quando o adversário dá moleza. Tem muita qualidade, mas também é lerdo. Não se pode depender exclusivamente dele.
O ataque: Time sem um segundo atacante de habilidade e velocidade pelos lados, não tem a menor chance de brigar pela ponta da tabela. O Grêmio tem muitos jogadores de área, e a responsabilidade cai nesses jogadores, já que não tem um jogador com característica diferente. Entre Kléber-Gladiador e André Lima, sou muito mais o atual centroavante do tricolor. O problema não está no camisa 9, mas num novo camisa 7, que dê velocidade ao time.
Sobre os argentinos Escudero e Miralles, acredito que são jogadores de grupo, e que os torcedores gremistas esperaram demais deles nessa temporada. Não são jogadores que pegam a bola e resolvem sozinhos. Foram bem quando o time estava bem.
O problema do Grêmio nessa temporada foi a falta de opções e falta de qualidade nas peças de reposição. As contusões de Gabriel e Lúcio, considerados titulares, prejudicaram também.
E nem precisamos falar na falta que Jonas faz no ataque pela direita. As melhores campanhas da história sempre tiveram um excelente camisa 7. O clube precisa suprir essa carência.




