domingo, 30 de outubro de 2011

Já sabíamos!


Aconteceu exatamente o que tínhamos previsto: na superação e com goleada, como o Flamengo está acostumado quando vem ao Olímpico. Viva Luxemburgo, eterno freguês, como diria Pelaipe.
Esse time do Flamengo não é tão superior ao tricolor para estar na frente da tabela. Por um momento temi a qualidade de alguns jogadores do mengão, mas a gente sabia que o time do Luxa é frouxo na defesa.
Acredito que, nesse jogo, R10 sentiu a pressão, por mais que afirme que a "torcida do Fla é maior". Talvez em sua consciência pese o fato de saber que ele não decide por ele próprio, mas por seu irmão que centraliza as decisões. Não sei. Isso é uma hipótese. Daqui um ano ele se manda para o exterior e esquecerá o Flamengo também. Está rico e não está nem aí para a massa.


Algumas coisas ficaram evidentes na configuração desse time, se pensarmos para 2012:
1. No gol, Victor fez uma atuação segura, e merece a confiança porque já teve melhores momentos. Mas nessa temporada, levou muitos frangos, e poderia até merecer um banco.
2. Mário Fernandes não teve mais as boas atuações, depois que desistiu da seleção. Mesmo assim, acho que o Grêmio o negocia na próxima temporada. Quase inevitável.
3. Saimon é um zagueirinho de técnica razoável, mas um pouco afobado, que ainda não aprendeu a se posicionar na defesa. Isso Parece pura falta de orientação do comandante técnico.
4. Rafael Marques comprometeu mais uma vez e junto com Edcarlos tem que sair ano que vem. E tomara que o Grêmio não se arrependa e os traga de volta como já fez.
5. Julho César não fez boa partida, mas no geral foi o único acerto nas contratações desse ano.
6. Gilberto Silva, pela experiência e pela qualidade técnica, deveria ser efetivado como zagueiro, já que como volante não tem mais gás. O Grêmio está preocupado com a zaga para a 2012, mas a solução de um dos lados, pode estar no ex-volante da seleção, que tem categoria, boa saída de bola, e senso de colocação para atuar na defesa.
7. Adilson não tem a qualidade do passe de Fernando, mas não merece banco na ausência de Fábio Rochemback. Se os três ficarem, problema com volantes o Grêmio não terá em 2012.
8. Marquinhos quebra um galho na meia, mas não pode ser a única opção, o tricolor precisa de mais um meia mais rápido pela direita.
9. Douglas é o gordo do time que de vez em quando faz a diferença, quando o adversário dá moleza. Tem muita qualidade, mas também é lerdo. Não se pode depender exclusivamente dele.
O ataque: Time sem um segundo atacante de habilidade e velocidade pelos lados, não tem a menor chance de brigar pela ponta da tabela. O Grêmio tem muitos jogadores de área, e a responsabilidade cai nesses jogadores, já que não tem um jogador com característica diferente. Entre Kléber-Gladiador e André Lima, sou muito mais o atual centroavante do tricolor. O problema não está no camisa 9, mas num novo camisa 7, que dê velocidade ao time.
Sobre os argentinos Escudero e Miralles, acredito que são jogadores de grupo, e que os torcedores gremistas esperaram demais deles nessa temporada. Não são jogadores que pegam a bola e resolvem sozinhos. Foram bem quando o time estava bem.
O problema do Grêmio nessa temporada foi a falta de opções e falta de qualidade nas peças de reposição. As contusões de Gabriel e Lúcio, considerados titulares, prejudicaram também.
E nem precisamos falar na falta que Jonas faz no ataque pela direita. As melhores campanhas da história sempre tiveram um excelente camisa 7. O clube precisa suprir essa carência.




quarta-feira, 26 de outubro de 2011

DE NOVO!!!!






Amigos, mais uma vez teremos a oportunidade de ir à forra contra o rubro negro carioca e de quebra contra o mercenário do Ronaldo Assis, além de avançar na tabela com possibilidade de almejar uma vaga para Libertadores da América, que não está tão fácil de conseguir devido a vários fatores, dos quais a maioria é responsabilidade de uma diretoria sem o mínimo senso de organização e planejamento.
Poderíamos elencar um sem-número de erros cometidos nos últimos anos, e como mudam os nomes mas a repetição é incessante, nem vale a pena citar nomes e o melhor mesmo é generalizar, pois como se diz no popular: “mudam as moscas, mas a m... é a mesma que continua!”
Enfim, não quero desviar o assunto porque senão levaria um mês escrevendo sobre as barbaridades que acontecem no lado azul do Rio Grande do Sul.
Mas o Flamengo vem o mais completo possível porque necessita desta vitória para continuar com a pretensão do título, o que espero com toda minha fé que o tricolor possa acabar nesta partida deste fim de semana. Espero que nossa defesa (apesar dos improvisos) esteja num dia de atuação correta, sem falhas como a do Victor no jogo anterior, e que nosso ataque se supere e faça o que deve ser feito, gols! De qualquer jeito, cabeça, canela, bico, joelho ou barriga, mas que a bola entre nas redes rubro-negras, muitas vezes de preferência!
E que nossa torcida que for ao estádio, dê um show de civilidade e educação, além de amor ao grande clube que é o Grêmio de Futebol Porto Alegrense, primeiro Clube gaúcho Campeão do Mundo e da Libertadores da América e último Clube gaúcho Campeão Brasileiro.
Acho ainda que não tem nada definido na parte de cima da tabela, apesar do Corinthians ter alguns jogos teoricamente mais fáceis pela frente, mas parece que os ameaçados pelo rebaixamento, agora que a água está batendo na bunda, resolveram reagir e tem dificultado muito a vida de seus adversários nos últimos jogos.
E hoje vendo a tabela, lembro do início do Campeonato Brasileiro quando fazíamos relações de favoritos ao título e ao rebaixamento, parece que houveram poucas grandes surpresas ou decepções. Na minha visão a maior decepção até agora foi o Cruzeiro, seguido de perto pelo Santos. E a maior surpresa foi sem dúvida o Vasco da Gama, que nem entre os dez favoritos eu havia colocado e hoje é um dos mais habilitados (e merecidamente) a levantar este caneco.
Nossa maior façanha no atual campeonato seria uma vaga na Libertadores (de novo!) ao invés de uma vaga na Sulamericana, que ainda é a única virgem que nos escapou, até agora.Mas a esperança é a última que morre, aliás acho que a esperança é Imortal

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Dificilmente o Corinthians não será Campeão


É pessoal, o bom filho a casa torna. Voltei.

Dei uma passadinha "por cima" pelos comentários todos, e vi algo incrível. Nosso amigo FJC falando em "soberba" dos colorados.......hehehehehehheeheh......tive que dar umas risadas. Esqueceu que o time dele tava para ser rebaixado, engrenou umas partidas em sequência, já começou o Odone arrotar soberba falando para tudo que é canto em Libertadores, em título e em flanelinha. Tomaram 2 tundas, e o assunto passou a ser 2012, e a nota do time era 5 pra baixo. Ganharam de um Santos cagando-e-andando no brasileiro, e consideraram épico. Olha de quem é a soberba......

Mas enfim, não é disso que vim falar.

Dificilmente o título do BR2011 sairá das mãos do Corinthians. Basta observar a tabela:

Inter x Corínthians
Corínthians x Avaí
América x Corínthians
Corínthians x Atlético/PR
Ceará x Corínthians
Corínthians x Atlético/MG
Figueirense x Corínthians
Corínthians x Palmeiras

Mesmo que o Inter vença domingo, mesmo que o Botafogo vença o Santos no jogo atrasado, a chance do Corinthians fazer de 18 a 19 pontos nestes 24 é imensa. Isso dá em torno de 78% de aproveitamento. Os líderes do brasileiro atualmente estão com 59% de aproveitamento. Desconfio que a coruja esteja pelada. É um bom time, com peças interessantíssimas, e bem treinado. Surpresa mesmo é o Botafogo campeão com Loco Abreu e Herrera no ataque.

Quanto ao Inter, mesmo que fizer uma campanha épica neste final de campeonato, dificilmente conseguirá a vaga a Libertadores.creio ser muito tarde. Temos jogos complicados, estamos 4 pontos atrás da vaga, tem São Paulo e Flamengo ainda atrapalhando em nossa frente, e acho que muito provavelmente o G5 virará G3. Profetizo. O título da Sulamericana ficará nas mãos de um brasileiro.

Então, Inter e Grêmio, se preparem para Copa do Brasil, Brasileiro e Sulamericana em 2012. Particularmente, queria que o Inter desse ênfase na preparação do 2º semestre. Quero um brasileiro. Se vier Copa do Brasil, ótimo, mas quero um Brasileirão mais que a Libertadores. O foda é que, a rivalidade local é tão grande, que o trabalho é avaliado pelo Gauchão, que, todos sabem, não serve de parâmetro para nada.

Um abraço a todos boleiros.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

TORCEDORES?????







Amigos me desculpem se estou sendo oportunista, mas após ver em toda a mídia nacional o episódio do jogador do Palmeiras João Vitor, não achei nenhuma palavra para definir o ocorrido com sua própria torcida(?) e tive que escrever aqui.
Primeiramente vou relatar o que chegou ao meu conhecimento: O J. Vitor estava na Loja do Palmeiras acompanhado de dois amigos (ou parentes), vale informar que a dita loja fica em uma região onde tem pelo menos três sedes de torcidas organizadas bem próximas, o que a transforma em uma zona de tráfego normal dos associados destas organizadas. Quando estava saindo da loja chegou um torcedor exaltado, que reclamou do rendimento do jogador dizendo que andava de carro importado e não jogava nada em campo, chegando a xingá-lo com palavrões e até chutando o carro citado. Então o jogador mais os acompanhantes desceram do carro e por estarem em maioria (covardia) agrediram o torcedor(imbecil), este após apanhar saiu e retornou logo acompanhado de mais uns doze ou quinze colegas (covardia+imbecilidade ao cubo) quando agrediram os três que o tinham surrado.
Não se trata do primeiro e certamente não será o último caso deste tipo, se não for tomada nenhuma atitude mais drástica contra estes elementos travestidos de torcedores que com o pretexto de protestar contra o desempenho dos times que torcem(?) praticam as maiores bizarrices em termos de violência e covardemente se escondem no anonimato da multidão.
Tenho desde muito, falado disto por aqui e não me interpretem como fatalista, mas seguindo nesta marcha logo teremos notícias bem mais desagradáveis em novas situações deste naipe, pois o medo imposto por estes imbecis (me perdoem mas não tenho outro adjetivo mais suave para eles) ainda vai causar uma reação exagerada de algum atleta menos dotado de controle emocional que poderá causar uma tragédia.
Como não sou profissional da área de psicologia, não sei como explicar este fenômeno que se espalha pela nossa juventude, semeando a estupidez cega causada por uma paixão(?) por uma instituição esportiva. Estamos chegando a este ponto de valorizar mais um resultado de uma partida de futebol do que uma vida de um semelhante?
Nossos torcedores já não cantam e pior ainda, não respeitam mais o Hino Nacional . Mais um sinal de falta de limites e de valores em suas formações familiares.
Eu imagino, sendo eu bancário, um acionista do banco onde trabalho me encontra na rua num dia de folga e vem me agredir verbalmente, ou até ameaçar fisicamente por que o banco não está dando lucro pras suas ações (isto é só hipótese, pois banco ganha muito).
Terei que tomar qual atitude? Acatar os desaforos e apanhar quietinho, assumindo uma culpa que não é exclusivamente minha? Transportem essa situação para suas profissões e me respondam com sinceridade.
Estas e outras coisas me desanimam cada vez mais em acompanhar futebol. Como se já não bastassem as burrices de nossos dirigentes, treinadores e atletas incompetentes, teremos que continuar convivendo com toda esta babaquice de pseudo torcedores também?
Ainda mais meu time perdendo pontos em casa nesta fase decisiva para as pretensões neste campeonato brasileiro.
Assim não tem bom humor que resista!

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Libertadores? Por que não?

Inter
Esse blog foi criado e sugerido por colorados, e assim como o time vermelho, os seus torcedores abandonaram o debate, como o Inter parece abandonar o Brasileirão.
Que os ilustres colegas me perdoem, mas essa atitude parece ser típica dos colorados, que só aparecem para o confronto de ideias, quando o time vai bem. Falar e escrever sobre futebol, quando seu time vai mal, seria mais difícil para os colorados? É o que parece.
Grêmio
Ainda não se sabe ao certo até onde vai o tricolor no Brasileirão, se para o G4 ou se vai ficar por aí mesmo, no meio da tabela. Gremista que é gremista e conhece a história do futebol brasileiro, sabe que tudo é possível no Olímpico. Pela lógica, pelo nível médio que vem apresentando, o tricolor permanecerá no meio da tabela e pode não ir para a Libertadores da América. POr outrol lado, é um consenso que o Grêmio também não é time para ficar no Z4. Mas a lógica é algo que os gremistas desconhecem, porque embora tenhamos que concordar que estamos as dez anos na seca, não podemos esquecer que o tricolor esteve na Libertadores por cinco vezes. E se existe um clube que está acostumado a conquistar a vaga, esse clube é o Grêmio, pois já mostrou ser um time de chegada.
Ainda é possível sonhar com a vaguinha, mas para isso o tricolor tem melhorar suas façanhas longe do Olímpico, onde vira alvo fácil dos adversários. Dos jogos que restam, três deles são perigosos: Coritiba, Santos e Fluminense. Os demais são jogos para buscar três pontos, eis o motivo do otimismo. E podemos começar pelo Santos, que não terá Neymar nem Paulo Henrique Ganso. Esse jogo é decisivo para o tricolor. Uma vitória o colocaria na briga direta. Pelas contas, são 63 ou 64 para ficar no G3.
Das partidas mais difíceis que teremos , só o Fluminense, Coritiba e o Santos seriam quase imbatíveis fora de casa, pelo futebol que vem mostrando. É claro que não podemos esquecer do Beira Rio na última rodada. Mas ultimamente, o Estádio vermelho tem sido palco de festa do tricolor, ao contrário dos jogos no Olímpico - vide Gauchão 2011. Até lá o Inter pode ter de volta Damião, o principal jogador do time. Nosso adversário revelou o quanto é dependente de um único jogador, o excelente camisa 9.
Quanto ao Grêmio, resta saber se o ataque tricolor não vai falhar em casa, como aconteceu com o Bota-Fogo. Perder de 4 a 0 para o Vascão não foi fácil de engolir, mas perder para o Bota-Fogo, por um tento a zero, foi pior ainda.