Parece coisa de saudosista, mas não é! No auge de meus 29 anos de idade nem tenho ideia de como foi a passagem de Renato pelo Grêmio como jogador, muito menos a de Falcão no Inter, visto nem nascido era.
Mas quando os maiores ídolos da história destes Clubes estão prestes a se encontrar em um duelo que pode entrar para o rol de grandes confrontos, como o mais importante de todos os tempo?
O Inter do Rolo Compressor, do Campeão de Tudo e outros grandes times de sua trajetória, segundo a crítica especializada, não se compararam ao tri-campeão nacional liderado por Falcão. O mesmo digo do Tricolor de Jardel e Paulo Nunes e outras fortes equipes, em comparação àquele time de Renato Portaluppi.
Pois é... o fim da década de 70 colorada reencontra o início dos anos 80 gremista em seus dois maiores ícones, ídolos incondicionais idolatrados por seu torcedor até hoje.

De veras, seja em Gauchão, Libertadores ou Campeonato Brasileiro, o golpe de "Marketing" da dupla Gre-Nal (proposital ou não) foi de tirar o chapéu. Todos esperam que Falcão e Renato façam suas equipes jogarem por eles, defendendo as honras do Clube que defendem como nunca, em clássicos que ficariam marcados pelo encontro das gerações mais vitoriosas destes times.
Daí pergunto: O vencedor será ainda mais reverenciado do que já é? E o derrotado? Terá a sua imagem manchada por um eventual fracasso? Independentemente de qualquer coisa, eles são inatingíveis com histórias imutáveis mesmo com derrotas na qualidade de treinador?
Um vai ter que ganhar e necessariamente o outro vai perder.
Não vi Falcão jogar pelo Inter e nem Renato defender o Grêmio, mas pelo entusiasmo de jovens e antigos torcedores, creio que este ano será inesquecível, se desenhando em uma temporada repleta de Gre-Nais importantes. A maior e mais ferrenha rivalidade do mundo terá uma página especial em seu livro, destacada pelo reencontro de símbolos vivos, ao pé das quatro linhas do campo.
Claro, vou torcer pelo meu Internacional de Paulo Roberto Falcão, mas o futebol gaúcho é que sairá vencedor, revigorando algo que já é muito forte em nosso Estado.
Feliz Páscoa a todos e saudações Coloradas

